segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Desenvolvimento da Raça

Desenvolvimento da Raça

História documentada, e desenvolvimento inicial da raça começaram na década de 1870, com o aumento das exposições de cães. Exibir cães exigia que eles fossem comparados a um padrão para cada raça, e a aparência e o temperamento do Scottie foi escrito pela primeira vez.

Naqueles idos tempos de exposições de cães, os nomes dos Scotties - que se tornaram o alicerce da raça - começaram a surgir. Roger Rough, do Sr. J.A. Adamson, de Aberdeen; Tartan, do Sr. Paynton Piggot; Bon Accord, de Messrs Ludlow; e Bromfield e Splinter II, do Sr. Ludlow foram os primeiros vencedores e são os quatro cães a partir dos quais todos os Scottish Terriers descendem.

Seus descendentes, como os filho e o neto de Bon Accord, Rambler e Alister, respectivamente, foram cães vencedores de exposições e bastante requisitados como padreadores. O Sr. John Napier Reynard era o dono de um campeão Revival (CH), e o Capitão W.W. Mackie, considerado o "Pai dos Scottish Terrier", na Escócia, era dono de outro campeão, Dundee, outro neto de Bon Accord. Os cães Heather Prince, do Sr. Robert Chapman, e Seafield, do Sr. Andrew Kinnear também foram exmplares importantes no período entre 1880 e 1910.

A primeira descrição do Scottie foi escrita pelos Srs. James B. Morrison e Thompson Grey, em 1880, e a raça é claramente identificada nesse documento. Com a formação do Scottish Terrier Club of Scotland, em 1888, um padrão mais formal foi desenvolvido, baseado fortemente pelo trabalho realizado por Morrison, e permaneceu em uso até a revisão de 1933, pelo Scottish Terrier Club (da Inglaterra). Os antigos clubes (o inglês, fundado em 1882, e o escocês, fundado em 1888) estavam cheios de homens envolvidos ativamente no desenvolvimento da raça, e muitos de seus canis começaram a inscrever seus nomes nos prefixos dos nomes dos cães. O Sr. W. L. MacCandlish criava Scotties, sob o prefixo "EMS", e escreveu fartamente sobre a raça. O prefixo "Heather" do Sr. Robert Chapman era importante, já que seus filhos continuaram seu legado na raça até as decadas de 1920 e 1930. A Sra. Hannay, de Heworth Castle usava o prefixo "Heworth" em seus cães; e os Srs. HRB Tweed (Laindon) e A.G. Cowley (Albourne) foram outros pioneiros importantes para a raça.

Com o ressurgimento das exposições de cães, após a segunda guerra mundial, o Scottish Terrier foi lenta e continuamente reconhcido e apreciado por ser o grande cãozinho que é. A continuação do desenvolvimendo "moderno" da raça aconteceu nas décadas de 1920 e 1930, com o aparecimento de quatro cães muito influentes chamados "The Four Horsemen", por Fayette C. Ewing, em seu livro "The Book of the Scottish Terrier" (1936). Os cães eram: a) Heather Necessity, de Robert e James Chapman; b) Albourne Barty, criado por A. G. Cowley; Albourne Annie Laurie, criado pela Senhorita Wijk; d) Marksman of Docken, irmão de ninhada da cadela Annie Laurie, também de propriedade da Sra. Wijk. Esses quatro cães, por intermédio de seus descendentes, modificaram a aparência da raça, sobretudo o comprimento da cabeça, a proximidade do chão, e o jeito quadrado do corpo - e o seu sucesso nas passarelas os tornou tão requisitados, que eles revolucionaram a raça.

Os Scottish vieram para a América, para os Estados Unidos da América, no início da década de 1880, mas contavam com pouca aclamação do público naquela época. O primeiro clube foi formado em 1900, e o padrão descrito em 1925 - e a raça gradualmente ganhou popularidade à medida que outros bons exemplares foram importados e cruzados nos Estados Unidos. Fayette Ewing foi um dos pioneiros, e seu canil Nosegay Kennels leva a linhagem genética de muitos dos antigos cães ingleses. Ewing foi co-fundador do Scottish Terrier Club of America, escreveu generosamente sobre a raça e visitou seus colegas na Inlgaterra. Ele é considerado o "pai dos Scotties na América".

A popularidade crescente na América, sua surpreendente emigração para um grande número de países do mundo, e seus resultados em exposições de cães ao redor do mundo contribuem para a perenidade de sua história. De fato, esses notáveis cães parecem ser o que a "História" chama de divisores de águas, e sua evolução, e portanto a história da raça, continua. Kennelgarth Viking, criado por Betty Pen-Bull, teve uma influência grande sobre a raça, na Inglaterra de 1960; e ainda na mesma década, o cãe inglês, Bardene Bingo, venceu tudo o que havia para ser vencido nos Estados Unidos. Três cães do canil Bardene: Bingo, Blue Boy, e o filho de Bingo, Bobby Dazzler, tiveram tremenda influência racial, nos E.U.A. A História nos mostrará quem, em seu tempo, serão os próximos cães influentes.

Tradução: Erich Kosloski
Fonte: http://www.scottishterrierdog.com/history.htm (14.09.2009, 22h 08min, UTC -03:00)


0 comentários: